IMPACTO DA LGPD NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE
O setor contábil está também no rol dos mais impactados pela LGPD. Não bastasse esta situação, o problema é que a grande maioria dos escritórios de contabilidade sequer iniciou qualquer procedimento de adequação à Legislação, existindo inclusive contadores que afirmam nem saber da existência da Lei.
Se a tendência anterior, de digitalização dos serviços contábeis, levou uma gama de escritórios à falência, a LGPD inaugura uma nova tendência, baseada em segurança da informação e proteção de dados, que pode atingir em cheio aqueles que não fizerem atenção ao que esta legislação propõe.
A grande verdade é que os escritórios contábeis processam de forma cotidiana informações muito valiosas das empresas, e deveriam, ao menos em tese, ter sido os primeiros a se informarem sobre o tema. Fato é que a LGPD traz uma oportunidade para os escritórios de contabilidade alavancarem a sua estratégia de transformação digital e de se posicionarem de forma diferente no mercado.
Embora a responsabilidade pelos dados pessoais seja do controlador, ou seja, do cliente do escritório de contabilidade, trazer e discutir temas complexos relacionados à confidencialidade e proteção de dados, como é o caso da LGPD, pode se tornar um diferencial que ajudará a destacar o escritório com um mindset disruptivo.
Entretanto, não basta apenas trazer o tema à tona e não tomar medidas efetivas para estar em conformidade com a legislação, situação muito parecida com o que se nota no governo, especialmente na esfera municipal.
Neste sentido, os escritórios de contabilidade devem ficar cada vez mais atentos com as ameaças emergentes no âmbito da segurança da informação, como é o caso de ataques de ransomware, que se trata de um “sequestro de informações” e que pode gerar prejuízos milionários aos clientes das contabilidades.
Ressalte-se que, por se tratar de uma atividade fim, em caso de algum incidente de segurança, basta que o cliente aponte o escritório de contabilidade como o responsável pelo incidente, ocasião em que este deverá demonstrar, em sua defesa, que teria tomado todas as medidas possíveis para estar em compliance com a Lei.
Portanto, estar em conformidade com a LGPD, além de evitar desgastes e dissabores provocados pelas pesadas sanções que a Lei prevê, possibilitará um ganho considerável aos escritórios de contabilidade, sobretudo do ponto de vista reputacional.