Skip to content

Firewall

Mesmo para as pessoas mais leigas, menos conhecedoras e familiarizadas com a tecnologia da informação e, principalmente, com a segurança dessas informações, possivelmente já ouviram esse termo.

Fato é que internet não é um território livre de perigos, pelo contrário, atualmente pode-se dizer que é um dos mais perigosos do mundo, capazes de destruir uma pessoa.

Pensando na segurança de todas as informações trafegadas e processadas, é quase impossível visualizar uma situação em que uma organização não tivesse que se preocupar com a utilização de uma ferramenta como essa, que visa proporcionar mais segurança no ativo digital das empresas.

Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. Ou seja, como em sua tradução literal, funciona como uma espécie de “Parede de fogo”, isto é, uma espécie de barreira de defesa.

Em outras palavras, a sua missão, a título de curiosidade, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.