Mapeamento de Processos
É basicamente impossível pensar em otimização de resultados, mais eficiência, além de poder garantir mais qualidade nas entregas, sem que possa conhecer todos os processos de uma organização, nos mais diversos setores.
Fato é que com o mapeamento de processos é possível identifica gargalos, repetições e gaps. Com o desenho dos processos é possível definir limites do processo, propriedades e responsabilidades.
Processos bem delineados e desenhados auxiliam o time no debate de ideias, performance, mais comunicação entre as equipes, além de evitar desperdícios.
Em outras palavras, um mapa de processos nada mais é que uma ferramenta de planejamento e gestão, que descreve visualmente o fluxo de trabalho.
Os mapas de processos mostram uma série de eventos que produzem um resultado final. Esse mapeamento de processos também é conhecido como fluxograma, fluxograma de processos, gráfico de processos, gráfico de processo funcional, fluxograma funcional, modelo de processos, diagrama de fluxo de trabalho, diagrama de fluxo de negócios ou diagrama de fluxo de processos.
Independentemente do nome que a ele é atribuído, este aponta quem e o que está envolvido em um processo, podendo ser utilizado em qualquer empresa ou organização, auxiliando-as do ponto de vista de demonstração de áreas em que um determinado processo pode ser melhorado.